sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Moodle: Tecnologia ou Pedagogia

Quando iniciamos o planejamento de implementação de um projeto, nos deparamos como primeira tarefa de execução "a definição das competências", essa parte temos como objetivo definir o que cada àrea irá executar durante a implementação e as ações futuras de manutenção.

No projeto de implementação de uma EAD temos uma situação um pouco mais complexa de implementação, pois ela necessita de uma equipe multidisclinar composta por profissionais de TI e pedagogos, nesse momento que surge o grande questionamento, quais são as tarefas que cada área vai executar.

Quem começa primeiro?

Quando um projeto de Moodle é proposto, incialmente deve se definir o plano de pedagógico, para que tenha bem claro quais as ações os professores deverão executar no ambiente virtual. Definir processos de avaliação, o que a instituição espera que o Moodle execute.

Essa área é a mais negligenciadas dentro das instituição, principalmente por as equipes que sugerem a implantação do Moodle, sabem de sua qualidade, mas não conhecem sua função como um todo. Nessa parte é que equipe de TI, é questionada pelos professores de como devem proceder no ambiente virtual, e surgem questões como:

- O que eu devo colocar no Moodle?
- Posso definir as tarefas como ferramenta avaliativa?
- Devo definir data para o aluno executar as tarefas?
- Dentre outras do campo pedagógico.

Por este motivo o solicitante do projeto deve compreender que o grupo pedagógico, deve inicialmente definir o plano pedagógico da ferramenta.

Computador x Papel

É necessário compreender que a utilização de um ambiente virtual implica em uma mudança de conceito que muitas vezes o pedagogo perde a concepção de suas competências, tendo a sensação que certas competências antes executadas de forma tradicional, também devem ser feitas para o ambiente virtual apenas com metodologias diferente.

É de extrema importância ter um plano de aula muito bem montado, ter um planejamento da disciplina, um processo avaliativo definido, essas dentre outras processos devem ser executados no inicio de uma disciplina que é aplicada na ferramenta Moodle.

Mas e o setor de TI?

Um grande problema atual é saber dividir, em um projeto multidisciplinar que necessite do setor de tecnologia da informação, qual parte cabe a essa área. Por ser uma ferramenta computacional, algumas pessoas acreditam que grande parte da execução do projeto deve ser efetuada por esse setor. Mas qual são as competências do setor de TI?

- Dimensionar as necessidades computacionais;
- Instalar, implementar e monitorar o ambiente virtual;
- Treinar os envolvidos no projeto;
- Dar suporte aos usuários.


Resultado final

A equipe estando conscientizada dessas funções, o projeto consegue atingir seus objetivos com qualidade, pois cada área vai executar aquilo que é necessário para o funcionamento correto do Moodle, evitando negligenciar alguma parte de sua implementação.


Rodrigo Moura Bittencourt
Analista de Suporte de Sistemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário